OS ÀBÍON SÃO TAMBÉM OMO ÒRÌSÀ KON

 

white-roseDentro da liturgia do CULTO aos ÒRÌSÀ ou Candomblé, existem homens e mulheres que incorporam possuídos pelos ÒRÌSÀ,e, a estes damos o nome de ÌYÀWÓ ÒRÌSÀ  ou OMO ÒRÌSÀ KON ( filho do ÒRÌSÀ) ouELÉGÙN ÒRÌSÀ (aquele que é montado pelo ÒRÌSÀ) ou ainda simplesmente de “Médiuns”, na terminologia afro-brasileira.

Estes ÌYÀWÓ passam por todas as normas, regras, preceitos e fundamentos, ou seja, todo o processo de INICIAÇÃO, para que ele ou ela possam dizer que são iniciados.

Estes ÌYÀWÓ têm funções especificas dentro de sua Casa Templo, seguindo regras estabelecidas para o período em que eles se encontram de sua INICIAÇÃO, ate que cumprindo todas as etapas estabelecidas com os seus 7 anos de iniciação completos e de obrigações realizadas e corretas; estes se tornam um ÈGBÓN que quer dizer (filho mais velho).

 Um ÀBÍON (pessoa não iniciada) quando chega a um ILE  conforme as regras, normas e preceitos, ele receberá da Ìyá ou do Bàbá  os fios de conta que ele terá primeiramente como também  os contra- égùn.

Este ÀBÍON  participara do Àse daquela Casa, somente em certos atos , cumprindo regras estabelecidas dentro da sua condição de ÀBÍON.

Escrito por Ìyá Angela ti OYA

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